sábado, 13 de abril de 2013

Web 2.0 e a Biblioteca 2.0




A Web 2.0 representa um novo paradigma da utilização da "internet" pelos utilizadores.

A Biblioteca 2.0 terá de ser capaz de fazer face aos desafios colocados pela Web 2.0.

Esta "ação de formação" deverá contribuir para dotar os formandos de competências na gestão e exploração dos aplicativos da Web 2.0 e motiva-los para a criação de novos ambientes de aprendizagem.

A Web deixou de ser estruturada por meio de sítios que apenas disponibilizavam conteúdos on-line, para passar a oferecer aos utilizadores a possibilidade de interagir entre si, acrescentando informação e, assim, enriquecer os conteúdos partilhados na rede. Esses conteúdos irão, por isso, estar continuamente atualizados  levando à construção coletiva de mais conhecimento.
A plataforma Web passou também a disponibilizar aplicativos, em muitos casos de uma forma gratuita, concorrendo com os softwares que já tínhamos nos nossos PCs.

Esta é a realidade em que temos que enquadrar a biblioteca escolar atual.
É um desafio para todos os que, direta ou indiretamente, dão o seu contributo para que a missão e os objetivos das escolas AE/ENA sejam atingidos tendo sempre em consideração os diferentes utilizadores (comunidade escolar) e o sistema mais alargado em que se insere.
Este desiderato não é fácil de atingir tendo em conta os constrangimentos atuais que todos conhecemos quer a nível macro ( restrições económicas e financeiras) quer ao nível das próprias instituições ( poucos recursos humanos com formação e outros...).
Por isso esta ação é fundamental e ainda bem que privilegia o formato online onde todos, quer quem já é bibliotecário e tem formação quer outros, como o meu caso, sem qualquer formação e estão a começar do zero, porque poderão obter novas competências e conhecimentos práticos.
Não vou ser exaustivo a elencar os objetivos desta ação mas destaco o que na minha opinião considero mais relevante:

  • Produzir  conteúdos com recurso aos disponíveis da Web 2.0 (blogs, wikis, slideshow/share, etc.), de forma a difundir a informação para dentro e fora da Escola AE/ENA;
  • Promover atividades com os formandos, de forma a envolver toda a escola na participação e desenvolvimento de comunidades de aprendizagem e comunidades de prática, em torno de interesses e problemas comuns, estendendo-se essa prática a outras comunidades a nível local.
Em síntese: 
O objetivo principal desta "oficina de formação" é a sensibilização dos formandos para que a  biblioteca escolar  atual deve procurar a inovação e acompanhar as mudanças que ocorrem na comunidade, de uma forma ativa e proativa, estimulando sempre a participação do utente nessa mudança.



Sem comentários:

Enviar um comentário