quinta-feira, 18 de abril de 2013

Seminário da passada 2ª feira (ES Padre António Vieira)

Trabalho e dedicação
Boas Práticas


A frase utilizada por uma colega do ensino especial que na sua apresentação referiu que "ficava de coração cheio" perante certa criança com deficiência mas para quem as novas ferramentas possibilitavam dar a alegria da aprendizagem foi, quanto a mim, o que mais marcou este seminário.
Estou convicto que estas novas ferramentas, por si só, não seriam suficientes sem e o acompanhamento adequado e a dedicação desta professora e... "muito amor à pátria"...

José Paulo





sábado, 13 de abril de 2013

Web 2.0 e a Biblioteca 2.0




A Web 2.0 representa um novo paradigma da utilização da "internet" pelos utilizadores.

A Biblioteca 2.0 terá de ser capaz de fazer face aos desafios colocados pela Web 2.0.

Esta "ação de formação" deverá contribuir para dotar os formandos de competências na gestão e exploração dos aplicativos da Web 2.0 e motiva-los para a criação de novos ambientes de aprendizagem.

A Web deixou de ser estruturada por meio de sítios que apenas disponibilizavam conteúdos on-line, para passar a oferecer aos utilizadores a possibilidade de interagir entre si, acrescentando informação e, assim, enriquecer os conteúdos partilhados na rede. Esses conteúdos irão, por isso, estar continuamente atualizados  levando à construção coletiva de mais conhecimento.
A plataforma Web passou também a disponibilizar aplicativos, em muitos casos de uma forma gratuita, concorrendo com os softwares que já tínhamos nos nossos PCs.

Esta é a realidade em que temos que enquadrar a biblioteca escolar atual.
É um desafio para todos os que, direta ou indiretamente, dão o seu contributo para que a missão e os objetivos das escolas AE/ENA sejam atingidos tendo sempre em consideração os diferentes utilizadores (comunidade escolar) e o sistema mais alargado em que se insere.
Este desiderato não é fácil de atingir tendo em conta os constrangimentos atuais que todos conhecemos quer a nível macro ( restrições económicas e financeiras) quer ao nível das próprias instituições ( poucos recursos humanos com formação e outros...).
Por isso esta ação é fundamental e ainda bem que privilegia o formato online onde todos, quer quem já é bibliotecário e tem formação quer outros, como o meu caso, sem qualquer formação e estão a começar do zero, porque poderão obter novas competências e conhecimentos práticos.
Não vou ser exaustivo a elencar os objetivos desta ação mas destaco o que na minha opinião considero mais relevante:

  • Produzir  conteúdos com recurso aos disponíveis da Web 2.0 (blogs, wikis, slideshow/share, etc.), de forma a difundir a informação para dentro e fora da Escola AE/ENA;
  • Promover atividades com os formandos, de forma a envolver toda a escola na participação e desenvolvimento de comunidades de aprendizagem e comunidades de prática, em torno de interesses e problemas comuns, estendendo-se essa prática a outras comunidades a nível local.
Em síntese: 
O objetivo principal desta "oficina de formação" é a sensibilização dos formandos para que a  biblioteca escolar  atual deve procurar a inovação e acompanhar as mudanças que ocorrem na comunidade, de uma forma ativa e proativa, estimulando sempre a participação do utente nessa mudança.



sexta-feira, 12 de abril de 2013

e mais 30?


Espero que esta ação sobre Web 2.0 e  Biblioteca 2.0 contribua basicamente para a minha evolução:
  • em termos tecnológicos: (pouco domínio desta nova forma de comunicar com as novas ferramentas digitais);
  • em termos psicológicos: (uma certa insegurança e aversão em me expor no domínio público);
  • em termos de profissionais: ( lacunas pedagógicas - as antigas formas de ensino/aprendizagem tornaram-se insuficientes e pouco motivadoras para os atuais alunos).
Espero, por isso, que no final destas 30 horas me sinta mais esclarecido e capaz de produzir conteúdos com recurso aos novos dispositivos da Web 2.0. Ser capaz de difundir esses conteúdos pelo público escolar e também fora da escola através de uma comunicação mais interativa, e inovadora.

José Paulo

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Pontos fortes/fracos da sessão

P. fracos: o frio na sala
P. fortes: boa camaradagem entre formadores e formandos.

Conclusão: foi criado o ambiente ideal para uma boa aprendizagem.